Presidente Prudente acolhe o 30º Encontro Missionário do Estado de São Paulo

Cecília de Paiva

O Conselho Missionário do Regional Sul 1 da CNBB, realiza, entre os dias 27 e 29 de agosto, seu 30º Encontro Estadual na Casa de Encontro São Francisco, em Presidente Prudente, a 600 km de São Paulo. Durante a solenidade de abertura, realizada na noite do dia 27, os participantes receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida e os símbolos das dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Botucatu (Assis, Ourinhos, Bauru, Botucatu, Lins, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente). Na sua reflexão dom José Maria Libório, bispo emérito de Presidente Prudente, ressaltou a maternidade universal de Maria, a mãe do Salvador que participa do nascimento da Igreja, na certeza de que Maria é missionária. Destacou também a importância da fidelidade e do compromisso com a Missão.

O Encontro conta com a participação de 135 pessoas, representando grande parte das 41 dioceses do Estado e tem como tema "Chamados e Enviados em Missão Ad gentes". De acordo com o coordenador do COMIRE Sul 1, Robson Luiz Ferreira, "a realização do 30º Encontro é um marco na história do Conselho Missionário de São Paulo, e ressalta o comprometimento das dioceses e forças missionárias presentes no Estado. Não há como trabalhar a missão sem a comunhão, e não dá pra fazer comunhão sem se encontrar" disse Robson ao dar as boas vindas aos participantes.

Dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí e Referencial para o COMIRE Sul 1, enviou mensagem e bênçãos rogando para que o Senhor anime e frutifique os trabalhos. "Realmente as dioceses do nosso regional precisam cada vez mais se tornar missionárias, dispostas a irem à outra margem", escreveu dom Vicente. Enviaram mensagem ainda, dom Sérgio Castriani, responsável pela Ação Missionária da CNBB, e dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo de Presidente Prudente em visita na Amazônia.

Segundo o coordenador missionário do Sub-regional, padre Everton Aparecido, além do estudo do tema central assessorado pelo padre Sávio Corinaldesi, das Pontifícias Obras Missionárias - POM, a programação conta com cinco oficinas de trabalho, apresentação de testemunhos da missão além fronteiras e apresentações musicais.

Criada em 1960, este ano, a Diocese de Presidente Prudente celebra seu Jubileu de Ouro.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dezesseis − 2 =