Irmã Graziela, missionária da Consolata, é enviada para Tanzânia.

Michael Mutinda

Hoje, dia 15, a comunidade São João Batista da paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro Imirim, São Paulo, realizou o envio da primeira missionária religiosa filha da comunidade. Trata-se da Irmã Graziela Aparecida Moises Flora, missionária da Consolata que nos últimos anos estava estudando no Quênia, e hoje foi enviada para a missão na Tanzânia, África. A celebração eucarística foi presidida pelo padre Francis Njoroge, IMC, e concelebrada por outros padres da Consolata. Várias missionárias da Consolata também participaram da celebração. A congregação, fundada pelo Bem-aventurado José Allamano em 1910, conta com cerca de 800 religiosas trabalhando em quatro continentes.

Depois da leitura do Evangelho, padre Francis dirigiu algumas palavras para a comunidade sobre a missão, mas especialmente para a Irmã Graziela. Segue alguns destaques da sua homilia:

- A missão brota do coração do Senhor, crucificado e ressuscitado. O mais importante não é tanto o que nós fazemos, mas o amor divino pelo qual nós o fazemos. É o amor divino que faz nascer a vida, mesmo lá onde ela parece impossível.

- Na segunda leitura de hoje São Paulo disse que anunciar o evangelho não é para ele motivo de glória senão uma necessidade que se lhe impõe. "Ai de mim se não anunciar o evangelho.... anunciar o evangelho gratuitamente sem fazer uso do direito que o evangelho me confere." São Paulo vive a liberdade radical, que o leva a tornar-se disponível e solidário para com todos. Irmã Graziela a missão tem que ser baseada na gratuidade... "Gratuitamente recebeste e por isso dá gratuitamente!" Anuncie gratuitamente.

- Ser cristão é ser discípulo e missionário e isso significa doar-se gratuitamente e ser servo como Jesus. Ser o primeiro e o maior é servir as necessidades de todos, como Jesus. Servir aos que mais necessitam de nossa ajuda - os oprimidos, os marginalizados, os famintos e injustiçados. É abrir os olhos dos cegos, tirar os presos da cadeia, e do cárcere os que vivem no escuro. (primeira leitura de Isaias). Os que estão cansados e abatidos, como ovelhas que não têm pastor (Evangelho). Aos mais necessitados, particularmente as crianças e as mulheres... (como africano eu sei que lá as mulheres precisam mais do que os homens...).

- Para missão, muitos "saem", mas alguns nunca chegam porque nunca partem...; a missão é partir. Muitos não chegam porque nunca "saem"; tem que sair de si mesmo para chegar ao encontro do outro. Muitos saem, mas poucos chegam! Muitos nunca chegam ao coração do "outro" (às vezes chegam até a barriga e logo depois a cabeça, mas nunca ao coração). Muitos saem, mas nunca chegam porque saem sozinhos...; a missão se faz com "o outro". Muitos saem, mas nunca chegam porque eles vão muito carregados...; a missão é despojamento. Muitos saem, mas nunca chegam porque vão desanimados...; a missionária tem de ser alegre porque a alegria dá força (Sorriso). Muitos saem, mas nunca chegam porque eles já sabem todo...; a missão é fazer um caminho andando. Muitos saem, mas nunca chegam porque fazem projetos paralelos; a missão é comunhão.

- Irma Graziela, "Duc in altum"! Guie mar adentro em nome do Senhor. Leve a barca da sua vida para o alto-mar! O alto-mar lhe espera. O barco parado no porto envelhece, enferruja... Pesque com iniciativas, com decisão e risco.

- Bem nos lembra o Documento da Aparecida: "conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria" (DA 29). E você Irmã Graziela tem que proclamar essa verdade com alegria, entusiasmo e convicção. Deixe-se guiar pelo Espírito Santo, pois você é colaboradora na construção do reino de Deus, e amparada nos braços de nossa Mãe a Rainha da Missão, anuncie com alegria a grande mensagem de Salvação.

- Estamos celebrando o seu envio na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao céu. Nada acontece por acaso... Maria foi elevada ao céu depois da sua missão aqui na terra. Ela é seu e nosso modelo. Não se esqueça do que o nosso fundador José Allamano dizia: "Tudo por Jesus, nada sem Maria". Ela é a Mãe dos missionários, a primeira missionária. Ter presente seus ensinamentos nos faz caminhar enfrentando os desafios, mas descobrindo neles a via de aproximar-se de Seu Filho. Que a Mãe Missionária lhe ampare com seu manto em sua missão.

Irmã Graziela agradeceu a comunidade e pediu orações para o seu futuro trabalha na Tanzânia. Por fim, manifestou o desejo de ver outras jovens seguindo seus passos na Missão.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dez + 15 =