Carta de Vila Velha

Os participantes

Ao Povo de Deus nas Igrejas do Espírito Santo e Minas Gerais,

A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai! (Cl 1,2)

Nós, animadores e animadoras vocacionais do Regional Leste II da CNBB, reunimo-nos em Vila Velha - ES. Realizamos o nosso I Congresso Vocacional Regional, alimentando o sonho de uma Igreja toda vocacionalizada e ministerial. O número dos presentes superou as expectativas: 165 delegados, provenientes de 29 Dioceses, das 8 Províncias Eclesiásticas.

Refletimos o tema: "Discípulos Missionários a Serviço das Vocações". Os objetivos: celebrar a caminhada vocacional do Regional; traçar - à luz do Documento de Aparecida e do Sínodo da Palavra - um novo rumo para a Animação Vocacional e uma nova identidade para animadoras e animadores. Fomos inspirados pela Leitura Orante do lema do Congresso - "Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19) - que foi também celebrada previamente pelas Comunidades.

À luz da Palavra de Deus, vimos a realidade, que chegou até nós através das respostas de 14 Dioceses ao questionário enviado a todas as Igrejas do Regional. Ficamos surpresos ao perceber a escassez de Equipes Vocacionais Paroquiais e a ausência de uma cultura vocacional, capaz de responder a um mundo em constante mudança sem perder o referencial ao seguimento de Jesus Cristo - Caminho, Verdade e Vida.

O Ressuscitado nos faz compreender a realidade de nossa juventude. À luz da Palavra e do Magistério da Igreja, fomos impelidos a avançar na acolhida misericordiosa de nossos jovens, falando a sua linguagem, como caminho de discernimento e do encontro com Jesus através do nosso testemunho de discípulos missionários.

Com o coração abrasado pelo amor ao Povo de Deus, quisemos agir em comunhão com a Igreja. Saímos em missão para nos encontrarmos com a juventude das Paróquias da Arquidiocese de Vitória: experiência belíssima e carregada de riquezas. Ouvimos suas expectativas e seus clamores, o que nos motivou ainda mais em nosso compromisso.

Ao retornarmos, cheios de gratidão pelo encontro, partilhamos o resultado de nossas missões vocacionais e elaboramos nossas contribuições para o III Congresso Vocacional do Brasil.

Por fim, encontramos novamente a juventude do Sub-Regional, que em Jornada Vocacional se uniu aos participantes do Congresso. Subimos ao Convento da Penha para celebrarmos a Eucaristia e, como outrora naquela montanha da Galileia, acolhemos o mandato missionário de Jesus Cristo para ir a todas as nações fazer discípulos. Os delegados ao III Congresso Vocacional do Brasil receberam a Bênção de Envio.

Louvamos e agradecemos a Deus a graça da celebração do I Congresso Vocacional Regional - iniciativa pioneira do Leste II da CNBB - momento de partilha e de experiência vocacional e missionária, do qual saímos entusiasmados para o evento nacional. Sentimo-nos em comunhão com toda a Igreja do Brasil.

Que a Virgem da Penha, Senhora das Alegrias, interceda ao Pai pelo florescer de uma Igreja toda vocacionalizada e ministerial.

A Trindade - Pai que chama, Filho que convoca, Espírito Santo que envia - conceda-nos uma primavera de vocações à vida familiar e comunitária, aos inúmeros ministérios que brotam do Batismo, aos ministérios ordenados, à vida religiosa consagrada e às missões ad gentes.

Convento da Penha, 1º de agosto - abertura do mês vocacional de 2010.

Fonte: www.cnbbleste2.org.br

Deixe uma resposta

quatro × 5 =