Santa Paulina: Mulher de Fé e Coragem

Redação

Entre santos e santas do Brasil, Santa Paulina é a primeira e a ser elevada à honra dos altares (canonização). A cerimônia foi realizada no Brasil por ocasião da segunda visita do papa João Paulo II e canonizada em Roma, no dia 19 de maio de 2002.

Seu nome de família era Amábile Visintainer. Nasceu na Itália, perto de Trento, aos 12 de dezembro de 1865. Os pais, com os cinco filhos, emigraram para o Brasil em 1875, junto com outros patrícios, e se fixaram numa região montanhosa à qual deram o nome de origem, Vígolo, município de Nova Trento, estado de santa Catarina.

Amábile viveu com a família até julho de 1890 quando, com a amiga Virginia Nicolodi, deixou a casa paterna para cuidar duma cancerosa, dando início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Em agosto de 1895, o bispo de Curitiba aprovou a comunidade de Amábile, e em dezembro do mesmo ano ela e suas companheiras fizeram os votos religiosos em Nova Trento. Amábile passou a se chamar Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Daí o nome de Paulina.

A santidade e a vida apostólica de Madre Paulina e suas irmãs atraíram muitas vocações, apesar da pobreza e dificuldades em que vivam. Em 1903 foi eleita superiora-geral e deixou Nova Trenta para começar a obra com os filhos de ex-escravos e dos escravos e dos escravos velhos e abandonados em Ipiranga, São Paulo, até que, em 1909, foi deposta pelo arcebispo e mandada para Bragança Paulista, onde trabalhou com os doentes da Santa Casa e os velhinhos do Asilo São Vicente de Paulo.

Hoje, dia 09 de julho, celebrando a sua memória, algumas frases dela nos re-lembram a sua alta espiritualidade: ela estava sempre contente de estar onde a santa obediência lhe mandava - "o meu desejo é trabalhar, obedecer e morrer abandonada por todas as criaturas deste mundo, somente lembrada por meu caro Jesus que tanto amo". Às suas filhas recomendava: "confiai sempre e muito na divina providencia. Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários. Novamente vos digo: confiai em Deus e em Maria Imaculada".

Movida pela glória de Deus e o bem do próximo, queria chegar com suas irmãs a todos os países. Mulher de fé e coragem, vibrou de alegria quando as irmãzinhas foram trabalhar com os povos indígenas no Mato Grosso.

O centro de sua vida espiritual era Jesus na Eucaristia, que visitava freqüentemente e fazia longas adorações. Outra grande devoção foi Maria Imaculada de Lourdes e São José a quem chamava ‘o nosso bom pai'.

Em 1938, ela, que era diabética, precisou amputar a mão e depois o braço direito devido a uma gangrena, e aos poucos foi perdendo a visão, até ficar cega. Morreu aos 9 de julho de 1942, deixando nos presentes a impressão de uma alma santa que entrava no céu, após viver sempre com espírito de humildade e simplicidade evangélica. Suas palavras carismáticas foram: "seja feita a vontade de Deus".

Oração a Santa Paulina.
Ó Santa Paulina, que puseste toda a confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo o povo de Deus.
Pedir a graça desejada)

Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.

Pai-Nosso - Ave Maria - Glória

Santa Paulina. R. Rogai por nós!

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

3 + 11 =