Multiculturalidade e os desafios de Evangelizar no mundo plural

Jaime C. Patias *

Valorizar a diversidade cultural na congregação constituída por missionários de diversos países. Com esse objetivo o Instituto Missões Consolata promoveu um biênio de reflexão sobre a interculturalidade, período encerrado no Brasil com uma celebração Eucarística presidida pelo Superior Geral, padre Aquiléo Fiorentini, na tarde desta quinta-feira, dia 22 de julho, na capela do CAM - Centro de Animação Missionária, em São Paulo.

A iniciativa foi proposta pelo último Capítulo Geral da congregação realizado em 2005 e proporcionou, nos últimos dois anos, momentos de reflexão e partilha posteriormente publicados num livro em italiano e inglês.

Na celebração, durante a homilia, após comentar as leituras na memória de Santa Maria Madalena, padre Aquiléo afirmou "que a interculturalidade é hoje, o novo paradigma da missão num mundo globalizado, pluriétnico e multicultural". Falando sobre a postura dos evangelizadores nessa realidade, o padre Geral lembrou que para "viver, programar e evangelizar juntos, requer algumas atitudes fundamentais: o amor atencioso, a escuta, a comunhão e uma mentalidade de mudanças", destacou o padre Geral.

Recordou ainda que "Jesus continua caminhando nas estradas do mundo, também nas nossas cidades. Ele está presente na pessoa do outro, do irmão, da irmã, daquele que vive e trabalha comigo. Jesus entra no coração e transforma as pessoas e as culturas. A reflexão sobre a interculturalidade é para nos ajudar a viver e trabalhar de modo mais harmônico. Acolher o outro que é diferente, nos ajuda na missão de viver e evangelizar. Mas, isso só funciona se soubermos viver as nossas relações interpessoais com a pessoa de outra cultura, com amor", alertou.

Referindo-se à diversidade o padre Aquiléo disse que, "quando o povo vê nas comunidades gente de idades, culturas, línguas e nacionalidades diversas, vivendo e trabalhando juntos, isso se torna profético. Eis a importância de viver numa atitude de comunhão na família dos missionários e missionárias da Consolata", concluiu.

O Seminário Teológico Internacional do IMC, sediado no bairro Ipiranga, em São Paulo abriga 23 seminaristas provenientes de nove diferentes países. Cinco deles vivem numa comunidade missionária, pastoral e formativa no bairro Jardim Peri, Zona Norte de São Paulo. Durante a celebração foram feitas orações por diversas necessidades utilizando dez idiomas: italiano, inglês, francês, espanhol, português, coreano, swahili e kikuyo (Quênia), lingala (R.D. Congo) e amárico (Etiópia). No ofertório, uma procissão levou ao altar diversos objetos simbolizando a interculturalidade presente na vida e na missão dos missionários e missionárias.

Fundado em 1901, pelo Bem-aventurado José Allamano, junto ao Santuário de Nossa Senhora Consolata, em Turim, norte da Itália, o Instituto Missões Consolata - IMC, se espalhou atingindo 21 países da Europa, África, Ásia e América. Hoje o IMC conta com cerca de mil membros originários de 18 países e tem como idiomas oficiais o italiano, o inglês e o espanhol. Em 1910 o padre Allamano fundou também a congregação das Irmãs Missionárias da Consolata, que este ano, celebra o seu primeiro centenário de fundação.

No final da missa, padre Aquiléo entregou aos presentes um exemplar do livro que reúne os principais artigos e reflexões, resultado do Simpósio sobre a interculturalidade realizado em Roma, na Universidade Urbaniana, em dezembro de 2009, com a participação de missionários atuando em diversos países.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dezessete − 3 =