Encontro de Consagradas e Consagrados a Serviço das CEBs

Os participantes

"Gente simples fazendo coisas pequenas em lugares pouco importantes consegue mudanças extraordinárias!"

Nós, consagrados e consagradas, leigas e leigos, padres e seminaristas, atuantes nas Comunidades Eclesiais de Base, reunidos de 27 a 29 de julho, na cidade de São Paulo, especificamente na Favela de Vila Prudente, animados pela fé, iluminados pelo tema CEBs: Profecia e Missão Urbana, abrimos nossos corações para refletir e aprofundar nossa atuação profética e missionária no meio de nosso povo. No desejo de servir, engajando-nos na dimensão de uma pastoral transformadora, observamos o apelo histórico de Deus a que o Evangelho de Cristo permaneça sinal e anúncio no meio dos pobres e excluídos.

Nosso encontro, em meio dos irmãos e irmãs favelados, envolveu-nos da mística cristã do amor pelos pequenos e fracos. Num mosaico de realidades humanas desafiadoras, onde o serviço se dá por meio de tantos sinais e dons particulares postos em favor do bem e da paz, observamos a riqueza da diversidade. Constatamos, assim, o jeito de Deus passar na Igreja e na América Latina, e, assim sendo, nossa Igreja é convidada a redescobrir o dinamismo transformador da tenda, isto é, do modo como o Deus itinerante do Êxodo vai ao encontro das pessoas, não permanecendo imóvel, esperando por elas. Em meio do povo, vivendo seu cotidiano, reforçamos a convicção de que quanto mais se fecham as estruturas, mais necessário se torna que caminhemos.

Juntamos o saber teórico e prático neste encontro, recusando-nos a dormir como Jonas, que permaneceu acomodado ao estabelecido, procurando ser alheio à realidade. Além de momentos de aprofundamento em relação a esta realidade, fomos conduzidos a nos defrontar com ela por meio de visitas a famílias e organizações das cinco comunidades presentes na Favela. Trabalhamos, enfim, para não sermos ridículos e hipócritas, negando pelas atitudes o que pronunciamos por palavras.

Por intermédio da assessoria do Padre Tarcisio Marques Mesquita, coordenador de pastoral da Região Episcopal Belém, fomos envolvidos num clima de reflexão sobre nossa atuação, recordando-nos que o Cristo Senhor atuava numa linha de sempre revitalizar o ser humano, dignificando-o, incluindo-o, a fim de que se tornasse protagonista de sua libertação. Aprofundamos que a nossa vida é um constante renovar, um partir contínuo que exige despojamento e disposição para nos rever e melhor servir. Observamos que o formalismo religioso, o apego à frieza de leis e normas leva-nos ao empobrecimento de nossa capacidade de pensar e agir; por isso, devemos aprender da prática de Jesus que sempre colocou o ser humano acima de qualquer lei, privilegiando em tudo a vida.

Destacamos, de modo particular, a presença de Dona Lili, uma das primeiras lideranças da Favela de Vila prudente; com sua simplicidade e sabedoria, incitou nosso espírito a se revigorar na linha do serviço generoso e gratuito, parte integrante do testemunho cristão.

Fundamentados e revigorados pelo aprofundamento destes dias, comprometemo-nos a estar atentos aos desafios que aqui constatamos, bem como no avanço da atuação em vista de responder a tais desafios, a saber: constituir e estimular novas lideranças, ir ao encontro dos jovens, violência familiar em especial contra a mulher, narcotráfico, acentuar e estimular a presença da mulher na Igreja, leitura bíblia em consonância à realidade, globalização e neo-liberalismo e individualismo crescente, entre outros.

Nossas perspectivas não podem ser jamais menores que nossos próprios desafios. Por isso, propomo-nos a ir ao encontro das famílias, aprofundar a espiritualidade da simplicidade de vida, mantendo-nos em comunhão de corações, ideais e serviço, propiciando em tudo o protagonismo do Povo de Deus.

Gratos a tanta gente que nos auxiliou na realização deste encontro, sobretudo aos irmãos e irmãs da Favela de Vila Prudente, invocamos a luz e a força do Espírito Santo para que nos acompanhe no decorrer de nossas vidas a fim de que nossos bons propósitos, aqui expressos, se transformem em gestos concretos a serviço de um mundo mais humano e justo.

Participantes do Encontro de Consagradas e Consagrados a Serviço das CEBs.

Fonte: www.cebs-sul1.com.br

Deixe uma resposta

5 × 5 =