A sabedoria: um mistério de amor

Geovane Saraiva *

O livro dos Provérbios mostra para humanidade a sabedoria bem próxima de Deus, mesmo antes da criação, lá estava ela, agindo no mundo. Chega mesmo a afirmar que ela é a primeira obra da criação, tomando parte em todas as coisas, criadas por Deus, como se fosse arquiteto ou mestre de obras. Portando, Deus e a sabedoria, segundo o autor sagrado, estão intimamente unidos, em profunda comunhão (cf. Pr 8, 22-31).

No nosso mundo de hoje, totalmente digital, em que tudo se torna próximo e em tempo real, são muitas as conquistas da ciência e muitos os avanços da técnica, que nos faz lembrar a sábia expressão do Papa Paulo VI: "Os tempos de hoje parecem mais orientados para a conquista da terra do que para o Reino de Deus". Em muitas circunstâncias, parece que Deus é preterido ou é como se não existisse.

A ciência tem o seu atrativo, mas precisamos implorar a ajuda de Deus para que não sejamos seduzidos e a coloquemos em primeiro lugar. A missão da Igreja é clara, no sentido de voltar-se para o homem nos dias de hoje, com um diálogo aberto, franco e construtivo, oferecendo ao mundo todos os meios e especialmente, a Palavra de Deus, grande ferramenta e sua maior riqueza.

Deus é um mistério de amor e é diálogo permanente. Em Jesus Cristo, Deus Pai, realizou o sonho da pessoa humana, dando-lhe resposta e sentido à vida, convidando-a a fazer a mesma experiência que ele realizou, numa atitude confiante de entrega, sentindo na intimidade, a graça da salvação.

Todos nós, fiéis e seguidores do Divino Mestre, precisamos mais do que nunca viver a nossa fé, de um modo tal, que o nosso coração arda de amor, através da missão recebida no batismo, com a consciência de que somos a Igreja Deus e que nela procuramos viver a grande aventura de descobrir em profundidade o sentido da vida, como uma proposta exigente e desafiadora.

Precisamos de muita sabedoria, que não é esperteza, vivacidade e muito menos acúmulo de conhecimento, de saber e ciências, mas a sabedoria aqui é o mesmo espírito que animou e continua a animar homens e mulheres de boa vontade, eles que são reflexos da luz eterna e espelho sem mancha da atividade de Deus e imagem da sua bondade (cf. Sb 7,26-29).

Busquemos a sabedoria que é o próprio Deus, que no Filho Jesus se revela e se manifesta totalmente encarnada, caminhando conosco e querendo a nossa realização, já neste mundo. Que a nossa consciência cresça sempre mais, no sentido perceber que sabedoria é a primeira de todas as obras de criação, orientando-nos em tudo, da menor a maior atividade, certos de que tudo tem sua origem em Deus e cada ato criador é manifestação de sua sabedoria eterna e soberana.

* Geovane Saraiva é sacerdote da arquidiocese de Fortaleza, CE, pároco da paróquia Santo Afonso. E-mail: pegeeovane@paroquiasantoafonso.org.br

Fonte: www.paroquiasantoafonso.org.br

Deixe uma resposta

dois × três =