XVI Congresso Eucarístico Nacional oficialmente inaugurado com missa, em Brasília

Jaime C. Patias, em Brasília.

O XVI Congresso Eucarístico Nacional - CEN foi oficialmente inaugurado ontem a noite, dia 13, com uma missa e o anúncio do Jubileu de Brasília, presidida pelo enviado do Papa Bento XVI e prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, no Altar-Monumento especialmente montado para as celebrações na Esplanada dos Ministérios. A cruz utilizada na primiera missa celebrada há 50 anos, na fundação da Capital Federal, encontrava-se fincada no início da rampa que leva ao altar. Após uma hora e meia de cerimônia preliminar que incluiu acenos históricos de Brasília, saudações aos bispos, ao núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, apresentação da mensagem do Papa Bento XVI, palavras de dom João Braz de Aviz, arcebispo de Brasília e lançamento de um selo comemorativo, pelos Correios, às 20:30hs teve início a missa que se estendeu até às 22:30hs.

No início da celebração a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi introduzida pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno que chegou de papa-móvel pelo corredor central onde momentos antes havia passado a procissão de entrada composta por cardeais e bispos. Centenas de padres e seminaristas ocuparam os espaços reservados diante do altar. Cerca de 45 mil fiéis, vindos das diversas paróquias de Brasília se aglomerava no amplo espaço protegido por grades e seguranças que incluia o exército. Entre as autoridades e convidados encintrava-se o presidente da República em exercío José Alencar.

Durante a homília que durou 25 minutos, dom Cláudio ressaltou a importâncai da Eucaristia na vida da Igreja e dos discípulos missionários. "A partir deste altar, Jesus eucarístico ilumina o Brasil inteiro convidando todos a sentarem-se à sua mesa onde Ele se nos dá como Pão da Unidade dos discípulos missionários. Esse convite é sensível à grande maioria do povo brasileiro, o mais numeroso povo católico do mundo", disse Dom Cláudio acrescentando que essa fé católica foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses.

Para Dom Cláudio, "o Congresso Eucarístico nos quer lembrar que pela fé e pelo batismo, o Espírito Santo nos transformou em discípulos e discípulas de Jesus Cristo e consequentemente em seus missionários", pensamento que resume o tema do Congresso. "Eucaristia pão da unidade dos discípulos missionários". Isso, segundo dom Cláudio, "nos recorda que o bom discípulo se transforma também em evangelizador. O encontro com Cristo deve conduzir-nos necessariamente no encontro com os irmãos entre si. Jesus Cristo unido com o Pai, nós unidos com Cristo e com os irmãos, eis a unidade que nos reúne em comunidade e nos faz Igreja. Dessa unidade a Jesus depende a credibilidade de sua Igreja", explicou.

Refletindo sobre as implicações da Eucaristia na vida da sociedade o cardeal enviado do Papa disse que a partir da Eucaristia nos comprometemos a contribuir para combater a pobreza, a miséria, a fome e a exclusão de milhões de pessoas. "Depois de comungar na missa, não poderíamos não nos empenhar em favor dos pobres e de todos os necessitados para que eles tenham o pão material e os demais bens necessários para uma vida humana e cristã", destacou dom Cláudio.

No final da missa, animada por um coral que reuniu mil vozes, o Santíssimo Sacramento foi transladado para a Catedral onde terá adoração permanente durante os dias do Congresso que encerra no domingo, 16.

Fonte: Revista Missões no CEN 2010

Deixe uma resposta

4 × um =