Eucaristia: graças e distribuição

Geovane Saraiva *

Realiza-se em Brasília, de 13-16 de maio deste ano de 2010, o XVI Congresso Eucarístico Nacional, com o tema: "Fica conosco, Senhor!", na comemoração dos 50 anos de existência da Capital Federal.

Eucaristia é dom, sacrifício, solidariedade e fonte de reconciliação. Aprendemos no catecismo que a missa é o sacrifício incruento, isto é, sem derramamento de sangue, oferecido por Nosso Senhor Jesus Cristo, mas através do ministro, do sacerdote. Quando celebramos a eucaristia, a santa missa, devemos ter a consciência que se realiza o sacrifício de Jesus, que morreu na cruz, no calvário e que ressuscitou três dias depois.

No mundo atual, com carências e necessidades humanas, de toda ordem e natureza, Jesus se apresenta como aquele que quer dá uma resposta ao mundo. É ele mesmo, pão da vida, que deseja saciar e matar a fome da humanidade, ensinando que é pelo o amor que tudo se transforma em dom, em partilha.

"Graças" e "distribuição" são os elementos fundamentais na Instituição da Eucaristia, a partir do Evangelho da multiplicação dos pães (cf. Jo 6, 1-12; Mc 6, 34-44; Mt 14, 13-21), porque nos revela o aspecto mais belo, bonito e maravilhoso de Jesus, preocupado com a criatura humana, mesmo nos dias de hoje, de libertar de todo tipo de fome. Jesus, na sua obediência a vontade do Pai, matando a nossa fome, quer nos ver acordados e atentos, para que o nosso interior e as estruturas humanas de nossa sociedade sejam transformadas.

Que a nossa preocupação maior seja a de estarmos abertos, com o grande desejo conquistar, pela fé, o que mais desejamos, a nossa realização. Não deixar que os prazeres e a felicidade deste mundo prevaleçam e nos seduzam. Ele quer de nós muita atenção e vigilância. Há no mundo coisas que podem ou não acontecer. Uma, porém, não nos deixa a menor dúvida: Um dia vamos morrer. A morte é para o cristão o encontro definitivo com Deus, a eterna felicidade.

Que as atenções do povo brasileiro se voltem para o nosso bom Deus quer se revelar e se manifestar através deste Congresso Eucarístico Nacional, na capital da República. A nosso certeza é de que Jesus é o pão da vida, o pão descido do céu. Dele bem que podemos aprender sempre mais a compaixão, porque ele ao levantar os olhos e ver toda uma multidão sem tem ter o que comer, sentiu compaixão.

* Geovane Saraiva é sacerdote da arquidiocese de Fortaleza, CE, pároco da paróquia Santo Afonso. E-mail: pegeeovane@paroquiasantoafonso.org.br

Fonte: www.paroquiasantoafonso.org.br

Deixe uma resposta

dois + dez =