Quem é leigo?

Antonio Manzatto*

Leigo é todo católico que é batizado. Trata-se, portanto, de pensar a palavra no cristianismo e de entendê-la a partir dali, e não de outros horizontes.

Leigo é o católico comum, que professa sua fé em Jesus Cristo como o Filho de Deus, salvador da humanidade, pois é o instaurador do Reino de Deus.

Leigo não é católico de segunda categoria, a quem falta alguma coisa. Ele é constituído como leigo pelo sacramento do Batismo.

Existem três estados de vivência da fé na igreja: o de leigo, que é o cristão batizado; o de ministros ordenados, que receberam o sacramento da Ordem (diáconos, padres, bispos); e o da vida consagrada, que é o daqueles que se consagraram por um voto solene, normalmente em uma comunidade religiosa.

Leigo, portanto, não é o inferior, aquele que não sabe, não participa ou não entende de nada, como parece ser o sentido da palavra. Leigo, na verdade, é aquele que vive sua fé na vida simples e cotidiana do mundo e da sociedade.

Há diversos locais para a participação efetiva de leigos: as CEBs, as comunidades, os movimentos, as associações, os grupos pastorais, as paróquias, os grupos de articulação de leigos, os ambientes profissionais, as comunidades de atuação e estados de vida, etc.

Por isso, existem níveis de compromisso na vida eclesial do leigo. Há aquele que se dedica decididamente aos trabalhos da comunidade; há aqueles que participam efetivamente de diversos grupos ou movimentos; há os que assumem a vivência cristã nos ambientes de sua vida, com pouca ou nenhuma presença comunitária; há aqueles que estão presentes em grupos diversos; há os que freqüentam as comunidades; há os que esporadicamente se referem à Igreja ou à religião; há os que são católicos de nome; há os que se afastaram, há os que esqueceram suas raízes religiosas. Todos os leigos, porque batizados, estão convidados a repensar seu papel, função e atuação na Igreja de hoje.

O Congresso de Leigos quer ajudar todos os cristãos a melhor se situarem no mundo e na Igreja a partir de sua fé, a fim de que realizem sua missão de ser sal da terra e luz do mundo na cidade de São Paulo.

* padre, professor na PUC-SP, Responsável pela Sub-Comissão Teológica do 1° Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo

Fonte: Congresso de Leigos - SP

Deixe uma resposta

dez − 8 =