Jardim Peri acolhe nova Comunidade de seminaristas da Consolata

Robério Crisóstomo *

No dia 05/03 iniciou-se oficialmente a nova pequena comunidade missionária, pastoral e formativa IMC, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, localizada na Região Episcopal Santana,no bairro Jardim Peri. Por esta ocasião, foi realizado o primeiro encontro comunitário, que contou com a presença e participação do Superior Regional padre Lírio Girardi e do Conselheiro encarregado pela formação da região padre Luis Carlos Émer.

A nova comunidade é composta por padre Élio Rama, pároco; padre Francis Njoroge vigário paroquial, superior da comunidade e encarregado pela formação; pelos estudantes: Silvestre Ogutu, Joseph Musito, Philip Njorog, Robério Crisóstomo da Silva e Dieudonné Kabaka.

Procurando responder e concretizar o início dessa nova comunidade, em 07/03, dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar da Região Santana, deu posse ao padre Élio Rama, como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Jardim Peri), e ao Pe. Francis Njoroge como vigário paroquial, o mesmo que através do IMC, recebeu a missão em ser encarregado da formação dos jovens estudantes de teologia que ali vivem.

A solene celebração contou com a participação do Superior regional dos Missionários da Consolata, padre Lírio Girardi, e do Vice Superior padre Jaime Patias, diretor da Revista Missões, também teve a participação e apoio de religiosas de várias congregações, seminaristas IMC, da comunidade paroquial e leigos(as) missionários da Consolata.

Somos uma família de consagrados à missão, como tanto queria o fundador: Bem Aventurado José Allamano. Essa espiritualidade nos ajuda a concretizar mais ainda esse nosso desejo em querer viver uma nova experiência em uma pequena comunidade formativa; pois é preciso sonhar e viver novas alternativas dentro de uma estrutura formativa pequena, onde a vida comunitária como tal, se destaca como principio vivo e dinâmico. Acreditamos que se deve buscar algo novo, e que venha responder as demandas da sociedade de hoje, a qual muitas vezes a mesma é vista como marginal.

Somos uma comunidade intercultural que desde já, começamos uma nova experiência formativa missionária e pastoral buscando assim, integrar valores, próprios do carisma IMC, com a grande diversidade de carismas, que nos oferece essa realidade paroquial.
Temos consciência que a missão exige autenticidade e disponibilidade, perante as diversas situações atuais. Esse projeto contempla um objetivo: Nos prepararmos melhor para a missão hoje. Para isso, iremos contemplar três dimensões que nos parecem fundamentais: 1) Missionária, é fundamental pensar em um projeto, que contemple uma espiritualidade integral, que parta de dentro e que seja contextualizada. 2) Pastoral, Uma forte experiência pastoral priorizando a animação missionária e vocacional, a formação de lideranças e as causas missionárias da região. 3) Uma sólida preparação intelectual. Nessa mesma dimensão é necessário priorizar a vida comunitária, essa que deve partir da comunhão e partilha em momentos marcados e específicos.

Na certeza de que Deus está caminhando conosco, queremos dar graças a Ele pelo dom da vida de cada um de nós, ao mesmo tempo, sentimo-nos movidos e preenchidos pelos dons do Espírito Santo, o qual vai nos modelando e nos conduzindo para um bom discernimento e uma rica e profunda experiência missionária, pastoral e formativa.

* Robério Crisóstomo, imc, é seminarista estudante de teologia na Escola Dominicana de Teologia - EDT, em São Paulo.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

11 − 1 =