O protagonismo dos leigos

Darci Augusto, scj

"...Todo Leigo batizado participa do sacerdócio, do profetismo e do pastoreio de Jesus.."

A Igreja Povo de Deus é que acolhe os novos membros na Comunidade. Com o carinho, com o afeto que lhe é próprio. Pelo menos é esta experiência que vivemos nas comunidades eclesiais de base - a Igreja na base.

É tão gostoso reencontar os amigos e na mesma fé compartilhar os mesmos ideais. E para um trabalho grande como é o de fazer acontecer o Reinado de Deus, o Reinado do Povo, nada como ter um número cada vez maior nesta caminhada.

Por outro lado sem pompa, sem grandiosidades - pessoas simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes,conseguem mudanças extraordinárias. É pelo batismo que, inseridos na comunidade, inseridos no Cristo, cada um participa da tríplice missão do Cristo.

Todo Leigo batizado participa do sacerdócio,do profetismo e do pastoreio de Jesus. Há muito leigos que vivem sua fé como sal da terra e luz do mundo.

São adulltos na fé, tem uma convicção e testemunham o seu amor pelos irmãos,além do trabalho profissional, arrumam tempo para se dedecarem à Comunidade. É por este testemunho que tantos e tantas se encantam e querem conhecer o que a fé no Cristo fez na vida destas pessoas.

Este protagonismo precisa ser valorizado. Não é o clero que é dono da verdade. Jesus Cristo sacerdote, profeta e pastor caminha junto com o povo. Precisamos superar a idéia de que leigo é aquele que não sabe. A fé e a vida são os dois pés da caminhada do povo de Deus.

A fé e as obras é que constroem este mundo novo que acreditamos ser possível e urgente.É muito bacana quando vemos a Bíblia na mão das pessoas, iluminando os passos a serem dados a cada dia na comunidade porque todos tem uma certeza - somos o povo de Deus - responsável pela vida do planeta. Passou o tempo de simplesmente dizerem "amém".

Não se pode concordar com qualquer coisa. O compromisso com o Cristo ressuscitado leva as pessoas a amarem como Ele amou. A doarem a sua vida pela vida dos irmãos. Que os mártires da caminhada inspirem a cada um de nós para também darmos o nosso testemunho. E na autenticidade da nossa fé oferecermos a nossa vida em favor da vida.

Deixe uma resposta

cinco × 5 =