Leigos Missionários da Consolata reúnem-se no Quênia

Michael Mutinda *

Mais de 100 delegados dos Leigos Missionários da Consolata se reuniram por três dias no Centro de Retiro Sagana, Murang'a com a intenção de fortalecer o movimento e fazer sentir as suas atividades ao nível de base. Eles continuarão a apoiar o trabalho de evangelização e fortalecer o espírito da família, seguindo o carisma do fundador dos Missionários da Consolata Beato José Allamano.

Reunidos sob o tema "Uma nova jornada com um novo espírito", os leigos, homens e mulheres de todas as classes sociais se comprometeram a trabalhar dentro de todas as estruturas da Igreja, a fim de completar e complementar o trabalho dos padres, irmãos e irmãs, Missionários da Consolata.

Os delegados foram da Arquidiocese de Kampala e Lugazi em Uganda, e da arquidiocese de Mombasa, Nyeri, Nairóbi e Kisumu, bem como das dioceses de Bungoma, Murang'a, Embu, Meru e Machakos no Quênia.

A reunião de três dias foi coordenada pelo Superior Regional dos Missionários da Consolata no Quênia e no Uganda, padre Franco Cellana, assistida por diversas apresentações de palestrantes e facilitadores.

Missionário Comboniano, padre Paulino Mondo proferiu um discurso sobre, "O Ensino da Igreja sobre Leigos Missionários", enquanto o padre Tobias, da Casa Regional da Consolata em Nairóbi, falou sobre "O Papel dos Leigos Missionários da Consolata". Padre Anthony Oure de Allamano House em Nairóbi, falou sobre, "Como ser integrado na vida da família da Consolata", enquanto o padre Charles Gachingiri, do Centro de Animação da Consolata em Ugandacoordenava os grupos de discussões e resoluções.

Os reunidos concordaram em formar a cooperação regional bem forte. E para isso, elegeram co-coordenadores que irão supervisionar o trabalho e as atividades dos diversos grupos, tais como o grupo dos casais Leigos Missionários da Consolata, Associação dos amigos da Consolata e o grupo dos solteiros Leigos da Consolata.

Dirigindo-se à reunião, padre Cellana disse que o movimento deve propor programa forte e concreto de ação que incluirá um plano de oração, de formação e de ação. Este programa, segundo ele, deve ser usado para reforçar e fortalecer as paróquias as ajudando a se preparar para a Eucaristia, os sacramentos e na vida de oração. Ele disse que eles devem trabalhar de mãos dadas com os respectivos párocos e outros grupos litúrgicos encontrados dentro das paróquias.

Ele disse que a Igreja é feita de uma grande família de Deus e convidou os leigos missionários para tentar visitar as instituições da Consolata e casas de formação, de modo particular para incentivar e fortalecer os estudantes que lá estão se preparando para o trabalho pastoral e de vários serviços da Congregação. O Superior Regional da Região prometeu que iria preparar um livreto e recolher todos os outros materiais relevantes que podem ser usados pelos Leigos Missionários para a compreensão da obra, ensinamentos e carisma do Fundador, Beato José Allamano, bem como sobre a literatura dos Missionários da Consolata no todo o mundo. Todas as questões discutidas e adaptadas na reunião em Sagana também serão capturados no folheto, que será disponibilizado para os membros e os cristãos.

Também foi acordado que essa reunião seja realizada em uma base anual, a fim de permitir que os membros sabem partilhar experiências entre si, e se enriquecem mutuamente. Outras reuniões serão realizadas regularmente entre os pequenos grupos e paróquias.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

sete + 18 =