Em Bauru, filósofo Pierre Lévy incentiva a troca de saberes pela Internet

Cecília de Paiva*

Conhecido como o filósofo da informação, Pierre Lévy esteve em Bauru, nesta terça-feira (9), para proferir a conferência de abertura do III Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, realizado na Universidade do Sagrado Coração (USC) entre os dias 9 e 12 de março de 2010. Cerca de mil pessoas, entre pesquisadores, estudantes e professores, ouviram suas explanações em torno do tema "Educação, Informação e Interação: Ciberdemocracia."

O autor de publicações como "Inteligência Coletiva" e "Cibercultura" refletiu acerca de sua positividade diante das mudanças provocadas pela tecnologia, e demonstrou sua crença na soma dos saberes, em que cada indivíduo, em sua transformação, evolução e participação, compõe a Civilização de Inteligência Coletiva.

Para o filósofo, a evolução da humanidade baseou-se no repasse do conhecimento, no diálogo, na troca, nas conversas até o começo das transferências dos saberes por suportes como o livro, as imagens e a Internet. Lévy afirmou que, hoje, o fluxo das informações é muito intenso e vai acelerar cada vez mais. Na Internet tudo está fragmentado em inúmeras direções, mas cada um pode filtrar categorias, tornar contextos visíveis e provocar a inovação individual e coletiva.

E não basta somente obter informações e compreender os formatos digitais. É necessário fazer a gestão pessoal dos conhecimentos e favorecer as trocas informacionais para ter maior criticidade do que se diz. Da transmissão do conhecimento, o indivíduo comprometer-se e provocar modificações na comunidade onde vive, pois o conhecimento não deve ser deixado somente na memória da Internet.

De acordo com o filósofo, é desse movimento de intercâmbio que surge a gestão do conhecimento social, favorecendo a revisão de valores e a maior percepção do espírito. Segundo Lévy, estamos no começo de uma profunda transformação, de uma revolução imaterial, rumo à criação de um espaço semântico infinito, sem limitação do conhecimento, interligado por meio de conceitos.

O III Simpósio Internacional de Linguagens Educativas prossegue até sexta-feira com oficinas, debates, mini-cursos e outras atividades para interessados na área da educação, mídia, cultura e tecnologia.

* Cecília de Paiva, jornalista e colaboradora da revista Missões.

Fonte: Revista Missões

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