Bem-aventurado José Allamanao

Jordão Maria Pessatti

Visto que o assunto SANTIDADE foi uma constante nas conferências que o Bem-aventurado José Allamano fez aos missionários e missionárias, apraz-nos lembrar aqui alguns tópicos do referido tema:

"A vossa santificação: eis meu principal pensamento, minha constante preocupação. Não basta, de fato, ter recebido de Deus uma vocação muito particular, como não basta também gozar de seus benefícios e privilégios. É preciso valorizá-la, caminhando na senda da perfeição que ela exige. Eis, portanto, nosso ideal: tornar-nos santos, grandes santos, logo santos... Como missionários e missionárias vos é proposto o ideal não só de serdes santos, mas santos em grau superlativo. Viestes ao Instituto para isso, este é o vosso primeiro dever, a finalidade primeira da vossa vocação, o primeiro meio de apostolado".

/.../ "Primeiro santos, depois missionários. Estais aqui para vos tor-nardes missionários e missionárias da Consolata. Não podereis atingir este objetivo se não viverdes e não agirdes de acordo com a finalidade do Instituto, que é a santificação dos membros e a conversão dos povos. É isto que vos repito continuamente: as almas se salvam com a santidade. Querer ajudar os outros a se tornarem fervorosos, sem que nós o sejamos, é querer o impossível".

/.../ "Evangelizar mediante a santidade de vida. O missionário e a missionária sejam e apareçam santos, falem ao povo com a santidade de vida. É preciso que as pessoas possam ver Deus neles".

/.../ "A causa do escasso fruto do trabalho missionário pode perfei-tamente estar em nós: não somos instrumentos idôneos nas mãos de Deus. Não quero dizer que seja sempre assim, mas se fôssemos mais santos, Deus certamente se serviria de nós pata realizar um bem maior".

(Do livro: Discípulos em missão, nn. 1 e 7)

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

14 − três =