Medo da Verdade

Egon Heck

Neste estado, além da soja, cana e boi, o agronegócio está plantando mentiras, medo, ameaças. E o fazem abundante e insistentemente, pois tem todo o terreno (imprensa/empresa) na mão. Passaram dois anos, desde que o governo federal decidiu cumprir a Constituição que ordena que se demarquem as terras indígenas.

Nesta semana mais alguns dos episódios desta triste novela de violência e negação do direito dos Kaiowá Guarani e Terena às suas terras. Conforme a imprensa "Foram suspensos os efeitos da decisão monocrática de primeiro grau que determinava a reintegração de posse da área ocupada pelos índios terena. Eles poderão permanecer na área que pertence à aldeia Cachoeirinha.

Um grupo de lideranças das aldeias Cachoeirinha e Lagoinha, de Miranda, veio a Campo Grande denunciar ameaças e pedir apoio contra fazendeiros da região que estariam revoltados com decisão da 1ª Turma do TRF3.

Segundo o grupo, depois que souberam da decisão favorável aos índios, os produtores rurais passaram a fazer ameaças de morte às famílias. Sete pessoas que lideram o movimento de ocupação da área já teriam sido abordadas por fazendeiros e recebido aviso deles. Pedrossian reitera que por trás da invasão em sua propriedade e em outras propriedades do estado está o Cimi. "Esses índios são pacíficos, existe uma conspirarão por trás de tudo isso", afirmou o ex-governador.

"Além do Cimi, quem instiga essa situação é o Ministério Público. Tudo que dizem é mentira, nunca fizemos ameaças e nem vamos fazer. Quem nos ameaça são eles", complementou."Campo Grande News, 4/12/09)

Solidariedade continental aos direitos Guarani

De todas as partes do país e do mundo continuam chegando as manifestações de solidariedade ao povo Guarani Kaiowá na luta pelo reconhecimento de suas terras.

"Os participantes desse VI Encontro de Teologia Índia, externamos nossa total solidariedade ao povo Guarani em sua luta pelo reconhecimento de suas terras, exigindo dos estados nacionais o cumprimento das constituições e dos tratados internacionais, como a Convenção 169 da OIT e a Declaração dos Direitos Indígenas da ONU. Pelo reconhecimento e garantia das terras Guarani". O VI Encontro de Teologia Índia se realizou na pequena Cidade de Berlin, encravada nas montanhas e vulcões de El Salvador, na América Central.

Enquanto isso os familiares do professor Rolindo continuam sem ter informações sobre o corpo de seu querido filho, pois continuam desesperadamente querendo saber informações, já há mais de um mês. Por que se continua ocultando a verdade?

Deixe uma resposta

um × 4 =