CEBs de São José dos Campos ressoam o grito da Amazônia

Karla Maria

A Diocese de São José dos Campos realizou no último domingo (29/11) o XXI Encontro Celebrativo da CEBs, na Comunidade São João Batista, paróquia São Vicente. O tema trabalhado foi CEBs: " Caminhar juntos pelo Reino, fazendo ressoar em nossa diocese o grito que vem da Amazônia".

O Encontro foi o momento de partilhar as reflexões do XII Intereclesial das CEBs, realizado em julho deste ano em Porto Velho - RO, e de receber formação quanto à organização das CEBs de São José dos Campos. Padre Ronildo Aparecido Rosa, assessor das comunidades na diocese, reforçou a necessidade de que cada comunidade coloque em prática os gestos concretos em defesa do meio ambiente. Falou ainda sobre o sentido da missão das Comunidades Eclesiais de Base. Mais de 700 pessoas marcaram presença no Encontro e em sintonia com as manifestações culturais do XII Intereclesial, de Porto Velho-RO, entraram em contato com o artesanato e criatividades local: colchas no varal, cartazes e faixas.

Destaque para o teatro apresentado pelos jovens da Paróquia Perpétuo Socorro que apresentou a questão ecológica, a preservação da terra e das águas e a forma de como a natureza responde quando agredida.

A Celebração Eucarística, segundo os participantes do Encontro, levou-os a reconhecer as deficiências humanas, a falta de partilha e a omissão diante da degradação do meio ambiente. Depois do almoço, o momento de descontração, com muita dança e músicas. Bernadete Motta, da equipe de Comunicação das CEBs de São José dos Campos, destaca que o Encontro foi um momento bom de partilha. "Quem não foi perdeu, agora fica o desafio de prevalecer estes momentos bons que experimentamos e fazer com que eles aconteçam em nossas comunidades por todo o ano de 2010", finalizou.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

onze − 3 =