Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

Dom Adriano Ciocca Vasin *

Na festa de Cristo Rei, que encerra o ano litúrgico, celebramos o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. A data é oportuna, pois nos convida antes de tudo a meditar a regalidade de Cristo, que reina através do serviço aos irmãos e irmãs vivido até a morte em liberdade e amor. Todos nós, batizados e batizadas, somos chamados a reinar com Cristo através da prática do amor seguindo o exemplo dele. Celebrando o Dia Dos Cristãos Leigos e Leigas nesta data, lembramos também que Jesus, dentro da organização do povo de seu tempo, era um leigo, e que a ação dele realizou-se em grande parte fora do templo e das sinagogas, no meio do povo simples da Galiléia.

Nós vivemos, depois do Concílio Vaticano II, um tempo em que os leigos e leigas estão assumindo progressivamente o papel de protagonistas da vida eclesial. São eles e elas as testemunhas dos valores do Reino no meio da sociedade; cabe a eles e elas ser o fermento na massa, que transforma a realidade conforme o projeto de partilha e de vida que nos foi revelado por Jesus. São leigos e leigas, em sua grande maioria, os que animam novos movimentos eclesiais e as inúmeras novas comunidades de vida que estão surgindo no nosso continente e na Igreja inteira. São leigos e leigas os animadores das Comunidades Eclesiais de Base, que vivem o evangelho encarnado dentro da realidade de vida de cada uma delas.

Com a Conferência de Aparecida, os bispos da América Latina voltam a insistir sobre a urgência da plena participação dos Leigos e Leigas na vida e na ação da Igreja: "O projeto pastoral da Diocese, caminho de pastoral orgânica, deve ser uma resposta consciente e eficaz para atender as exigências do mundo de hoje com indicações programáticas concretas, objetivos e métodos de trabalho, de formação e valorização dos agentes e da procura dos meios necessários que permitam que o anúncio de Cristo chegue às pessoas, modele as comunidades e incida profundamente na sociedade e na cultura mediante o testemunho dos valores evangélicos. Os leigos devem participar do discernimento, da tomada de decisões, do planejamento e da execução"(DAp. 371).

Como vemos, na perspectiva do Documento de Aparecida o papel dos Leigos e Leigas na vida e missão da Igreja é reconhecido como fundamental. É necessário que levemos a sério estas palavras dos nossos bispos para que aconteça também neste campo a conversão pastoral necessária para sermos uma Igreja verdadeiro Povo de Deus, capaz de falar ao coração dos homens de das mulheres de hoje. Que todos os Leigos e Leigas Cristãos possam reinar com Cristo e como Cristo, descobrindo e realizando plenamente a sua vocação.

* bispo de Floresta - PE

Deixe uma resposta

três × dois =