Em linha com a resistência Hondurenha

Elaine Tavares *

Em Honduras segue lentamente o processo de negociação. Pelo andar da carruagem mais parece uma simulação até que chegue o dias das eleições e tudo siga como está. Enquanto isso, continua sem trégua a perseguição aos meios de comunicação que buscam divulgar a voz da população. A Rádio Globo, que desde o golpe tem se mantido na resistência foi fechada, seus equipamentos destruídos. Mas, alguns jornalistas seguem transmitindo desde a Internet, levando assim a informação segura a toda gente.

Nesta quarta-feira, a Radio IELA estará em linha com a Rádio Globo, a partir das oito horas da manhã, ouvindo os colegas jornalistas sobre a situação de Honduras hoje. É um momento importante de soberania comunicacional uma vez que as informações que passam na televisão estão eivadas de inverdades.

A rede Bandeirantes, por exemplo, em boletim do repórter Fábio Panuzzi, que está em Honduras, repete à exaustão que o golpe aconteceu porque Zelaya queria um novo mandato. Ou seja, ele divulga a versão dos golpistas e, de certa forma, justifica o golpe. Amanhã, com os Jornalistas David Romero e Rony Martinez, o público brasileiro poderá ter uma visão real do que acontece naquele pequeno país da América Central, acossado por um violento golpe militar. Os motivos não são os divulgados pela mídia cortesã do Brasil. O golpe se deu porque o presidente Zelaya queria ouvir a população sobre a possibilidade de uma nova Constituição, escrita de forma democrática e participativa. Foi o medo do povo que levou os golpistas a seqüestrar Zelaya e tomar, pela força, o poder.

Não perca. A partir das oito horas da manhã,nesta quinta-feira, conversa com Don David Romero e Rony Martinez, jornalistas hondurenhos na resistência. Acesse a rádio IELA.

* jornalista

Deixe uma resposta

15 + três =