Campanha Missionária 2009

Vítor Agnaldo de Menezes *

Enviados para anunciar a Boa Nova (Lc 4, 18).

A Campanha Missionária é promovida em todo o mundo pelas Pontifícias Obras Missionárias - POM e realizada todos os anos em outubro, culminando no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo do mês (18 de outubro, neste ano). Neste dia todo católico é animado a dar a sua oferta material para as Missões. Quiséramos que esta oferta fosse feita mensalmente, durante o ano todo, mas, infelizmente, a consciência missionária da Igreja no Brasil ainda é inexpressiva, apesar de todos os esforços dos nossos pastores. A responsabilidade pelas Missões é de todos os batizados. Ninguém tem o direito de se furtar a esta obrigação: "Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim, se eu não evangelizar" (1Cor 9,16). A esta oferta está associada a formação e vivência da Espiritualidade Missionária, por meio de orações e de sacrifícios, como também da entrega pessoal por um determinado período ou "ad vitam" (por toda a vida) às Missões, como serviço à humanidade.

Todo ano crescem as necessidades da Igreja Católica no mundo: constituição de novas dioceses; abertura de novos seminários, devido ao crescimento do número de jovens que acolhem o chamado de Cristo a segui-Lo como sacerdotes; regiões destruídas por guerras ou fenômenos naturais, que devem ser reconstruídas; regiões por longo tempo fechadas à evangelização, e que agora se abrem para ouvir a mensagem de Cristo e da Sua Igreja. É por isto que a cooperação dos católicos é tão urgente e necessária.
Cerca de 1.100 dioceses no mundo recebem regularmente ajuda financeira anual das doações dos fiéis. Estas dioceses apresentam à Congregação para a Evangelização dos Povos (Vaticano) pedidos de ajuda, entre outras necessidades, para catequese, evangelização, seminários, trabalhos das comunidades religiosas, meios de comunicação e transporte, construção de capelas, igrejas, orfanatos e escolas. Estas necessidades são providas com as doações arrecadadas todo ano.

No Brasil
Anualmente as Pontifícias Obras Missionárias enviam a todas as dioceses do Brasil, para animar o mês das Missões, vários subsídios: a mensagem do papa; santinhos com a Oração Missionária anual, folhetos informativos e complementares para as celebrações dominicais, cartaz de divulgação; livreto com sugestões para celebração e o envelope para a doação pessoal na Coleta do Dia Mundial das Missões. Além disto, para a animação missionária em geral, são realizadas visitas e participações em encontros pelo Diretor Nacional e Secretários Nacionais de cada uma das obras missionárias pontifícias, a saber: Propagação da Fé, Infância Missionária e Adolescência Missionária (ou Santa Infância), São Pedro Apóstolo e União Missionária.

A Coleta
A Coleta feita no Brasil, todo ano, no Dia Mundial das Missões, é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária. Com estes recursos são financiados projetos para catequese, evangelização, formação de agentes de pastoral, construção de igrejas, capelas, seminários, formação de seminaristas e religiosos(as). Boa parte da Coleta feita no Brasil retorna ao país para subsidiar cerca de 150 projetos anuais para as nossas dioceses e paróquias, seminários e casas de formação. Nos últimos anos, graças ao crescimento da coleta e generosidade do nosso povo, os recursos financeiros do Dia Mundial das Missões celebrado no Brasil têm ajudado projetos para outros países, dentre os quais, Índia, Ruanda, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, República Democrática do Congo, Malauí, Etiópia, Indonésia, Timor Leste, Filipinas e Equador: sinal e gesto concreto de nossa solidariedade universal.

A coleta, fruto da generosidade dos brasileiros, tem crescido cada ano, mas pode ser mais generosa: muito já recebemos, podemos agora "dar de nossa pobreza" (Puebla, 368). Para isto é necessário organizar a Campanha e fazer chegar a todos o apelo de solidariedade mundial. O relatório da Coleta é apresentado todos os anos no boletim das POM (SIM) e disponibilizado no seu site: www.pom.org.br. As ofertas mundiais em 2008 alcançaram a cifra de US$ 163.007.478,80. No Brasil arrecadamos R$ 4.035.997,28. É muito pouca a nossa oferta, se considerarmos o número de católicos.

Conclusão
"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe que mande operários para a Sua messe." Estas palavras de Jesus em Lucas 10, 1ss continuam válidas. No que se refere ao envio de missionários e missionárias, padres, religiosos e leigos, depois de dois mil anos, a messe continua grande e, os operários, poucos. O Brasil tem apenas cerca de 1.800 missionários(as) além-fronteiras. Há o clamor insistente de milhares de pessoas que querem conhecer Jesus, mas falta quem O anuncie. A colaboração material de cada cristão católico para as Missões possibilita o envio cada vez maior de missionários Ad Gentes. É indispensável a oração insistente: "Rogate, ergo!" Nisto consiste o objetivo maior da Campanha Missionária do mês de outubro: despertar para a Missão todos os que dormem.

Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões

* Vítor Agnaldo de Menezes é sacerdote e secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

Publicado na Revista Missões, N.08 - Outubro 2009.

Deixe uma resposta

nove + treze =