Prelazia de Obidos no Pará realiza Seminário em defesa da Amazônia

Arlindo Pereira Dias

A prelazia de Obidos realizou na cidade de Alenquer, estado do Pará, de 04 a 07 de setembro, o III Seminário "Defesa da Amazônia, dever de todos nos", com a presença de 350 participantes provenientes de todas as paróquias da prelazia. O bispo, D. Bernardo Bahlmann (OFM) fez a missa de abertura no dia 4 de setembro na matriz de Santo Antonio. "Temos que continuar a defender a Amazônia, pois nós somos a Amazônia", afirmou o bispo. E prometeu acatar e cobrar a realização das decisões assumidas no seminário.

O seminário teve por objetivo discutir as questões fundiárias da prelazia; as modalidades de agressão ao meio ambiente, matas e rios; o projeto Calha Norte e a exploração mineral; danos sociais e aumento da pobreza nas comunidades e a construção de grandes hidrelétricas na região e no Brasil. No decorrer dos três dias as temáticas como "Água, direito universal"; "Oeste do Pará, fronteiras do agronegócio" e "Amazônia, insônia do mundo" animaram o debate.

O P. José Paulo Cardoso, coordenador de pastoral da Prelazia e novo pároco da Catedral Nossa Senhora Santana explica que "o seminário representou uma discussão mais organizada sobre o uso da água na Amazônia". "Estamos no olho do furacão destes projetos de mineração, da produção da soja e das hidrelétricas. O seminário tem o objetivo de sensibilizar e dar formação mais objetiva sobre esta realidade ambiental na prelazia" ressaltou.

Para a Ir. Fátima de Souza, das Irmãs Franciscanas de Maristela, ha 15 anos atuando na Pastoral Social da prelazia e membro da coordenação do evento, "o seminário cumpriu a função de fazer com que os órgãos públicos saibam que, como Igreja, estamos não apenas preocupados com os dramas sociais que estes projetos podem trazer para a Amazônia como também nos provocando para uma ação onde a vida esteja em primeiro lugar".

O seminário foi concluído coma a presença dos participantes no Grito dos Excluídos da cidade no dia 7 de setembro. Para o pároco de Alenquer e vigário geral da Prelazia, o Verbita P. Manoel Lopes Rodrigues, "alem de acolher os participantes o encerramento do Seminário com o Grito dos Excluídos foi um alerta para que a sociedade de Alenquer acorde para a realidade que está chegando e as complicações que podem vir se deixarmos as decisões nas mãos daqueles que detém o poder e o capital".

*Arlindo Pereira Dias é Missionário do Verbo Divino

 

Fonte: Arlindo Pereira Dias / Revista Missões

Deixe uma resposta

7 − um =