Pastoral Carcerária prepara casais para matrimônio coletivo em Presídio

Karla Maria

A Pastoral Carcerária Padre Macedo, da Região Episcopal Brasilândia, em São Paulo, visitou, no último sábado (29/08), a Penitenciária Nilton Silva, em Franco da Rocha - P2, para encontrar e orientar presos que desejam se casar.

Para a realização do casamento, a pastoral conta com o apoio do diretor da Penitenciária, senhor Adevaldo Pereira de Souza e funcionários, que consideram a iniciativa da Pastoral um incentivo à ressocialização do preso. "Com a possibilidade do casamento, eles passam a se cuidar, o comportamento melhora muito e eles ficam mais tranqüilos, porque sabem que alguém os espera lá fora", afirmou João Braga, um dos coordenadores de disciplina.

Às 9h da manhã o portão do P2 já abrigava as noivas, 13 mulheres ansiosas aguardavam o momento de reencontrar seus noivos. Juntos acompanharam a palestra do casal assessor, Nery e Nadir Oliveira, casados há mais de 30 anos, membro da Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Paulo. Durante a palestra Nery falou sobre a importância do perdão na convivência e na construção de um lar.

A palestra terminou às 12h, quando foi servido um lanche, com pão fresco feito na padaria do presídio. Neste intervalo as histórias de amor surgiram. Elisângela da Silva Santos de 27 anos e Reinaldo Machado Bueno, de 26, se conheceram no centro da cidade de São Paulo há nove anos, quando Reinaldo morava na antiga FEBEM - Fundação Estadual do Bem Estar do Menor. Hoje o casal tem quatro filhos Gabriel, Daniel, Samuel e Mayara e agora contam com a ajuda da Pastoral Carcerária para oficializar a união.

Reinaldo afirma que quer casar para provar seu amor e começar uma nova vida com Elisângela. Questionado porque estava preso ele respondeu de cabeça baixa: "a situação estava extrema e pra poder ajudar em casa eu roubei, mas agora eu to pagando, Graças a Deus", afirmou o reeducando que está preso há dois anos e cinco meses e se diz esquecido pelo estado. "Se não é pela pastoral carcerária, a gente fica esquecido, como um leão dentro da jaula e é muito desumano", desabafou Reinaldo, que tem ainda 2 anos e meio pela frente de pena a cumprir.

Após o intervalo, uma pausa para dúvidas sobre a cerimônia que ainda não tem data marcada. Para o Casamento Coletivo no Presídio Nilton da Silva, estão cadastrados 79 casais, que estão sendo acompanhados pela pastoral.

Criada em 12 de julho de 2008, a Pastoral Carcerária Padre Macedo, faz visitas quinzenais aos presídios de Franco da Rocha e prioriza quatro linhas de trabalho: a evangelização, o diálogo com a sociedade, a promoção da cidadania e a Justiça, buscando a recuperação fundamentada no exercício de valores morais, pessoais, coletivos e sociais.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

vinte − 12 =