Colegiada das CEBs de São Paulo se reúne e recebe a visita de dom Odilo

Karla Maria

A Colegiada das CEBS - Comunidades Eclesiais de Base do estado de São Paulo, esteve reunida no Centro Pastoral Santa Fé - Anhanguera, nos dias 22 e 23 de agosto para avaliar o 12° Intereclesial, realizao em Porto Velho-RO, de 21 a 25 de julho.

Acompanhados por dom Maurício Grotto de Camargo, arcebispo de Botucatu, os representantes avaliaram também a participação do regional no encontro e definiram o calendário e os projetos das comunidades a partir dos compromissos assumidos em Porto Velho. Contando com a assessoria do padre Aécio Cordeiro da Silva, pároco na Região Episcopal Brasilândia, os participantes fizeram uma análise de conjuntura resgatando a memória das lutas das CEBs na Arquidiocese de São Paulo (SP1).

No domingo pela manhã, dom Odilo Pedro Sherer, cardeal arcebispo de São Paulo, participou do encontro e deixou seu recado. "Eu espero que as CEBs estejam bem vivas, bem ligadas às comunidades paroquiais para poderem manter a sua motivação eclesial e receberem também os impulsos que vem da Igreja traduzindo isso na sua prática e na sua vida para suscitar novas comunidades", afirmou o arcebispo, que questionou a colegiada sobre os rumos e projetos das CEBs. Em resposta as lideranças destacaram a necessidade de se repensar a pastoral urbana, fortalecer a Missão Continental e os grupos de rua, motivar a formação nas comunidades, assumir o Grito dos Excluídos, a Romaria da Terra e da Água, marcar presnça com as pastorais sociais e ser Igreja na sociedade para construir o Reino de Deus.

"As CEBs tem esta característica de estar com o pé fincado na realidade próxima da vida do povo, nós temos nas nossas cidades, uma série de questões e enormes possibilidades de atuação e envolvimento. É preciso se unir aos demais organismos, sejam católicos ou não, para mudar as situações de desrespeito à dignidade humana", completou dom Odilo ao se despedir.

O encontro que acontece quatro vezes ao ano reuniu 32 representantes das oito sub-regiões que congregam as 43 dioceses do estado (Aparecida, Botucatu, Campinas, RP1, RP2, SP1, SP2 e Sorocaba). Os membros presentes ao encontro mostraram seu descontentamento quanto à atual situação política do país. "Estamos indignados com a postura do Senado Federal e por isso estamos intensificando a coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa. Queremos que este projeto de lei funcione já nas próximas eleições. O que estamos vivendo é uma vergonha e falta de ética", afirmou Liz Maria Marques, representante da Região Belém na Arquidiocese de São Paulo.

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

4 × três =