Histórico dos Encontros Intereclesiais das CEBs

Revista Missões

Entre os dias 21 e 25 de julho, a cidade de Porto Velho, em Rondônia, sediará o 12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Delegações de todo o Brasil estão a caminho de Porto Velho. O encontro que, nesta edição, terá como tema "CEBs: Ecologia e Missão" e lema "Do Ventre da Terra, o grito que vem da Amazônia" reunirá cerca de três mil representantes de todo o Brasil, América Latina e Caribe.

Segundo o coordenador do evento, padre Luis Ceppi, o encontro tem como objetivo dar continuidade às experiências das CEBs e fortalecer a caminhada delas. Será a primeira edição do encontro a acontecer na Região Norte, o que faz com que os participantes vivenciem ainda mais o tema proposto e tenham contato com a realidade vivida pelas populações locais.

O 12° Intereclesial na Amazônia é a oportunidade para discutir a importância daquela região para a humanidade e tentar estabelecer entre as igrejas das comunidades que vivem nas proximidades um modelo de desenvolvimento que privilegie os pobres e sirva aos interesses de todos e todas. Para padre Ceppi, é de fundamental importância o evento acontecer na Amazônia, pois a região vive uma realidade de devastação e desigualdade social que precisa ser mudada.

Os Encontros Intereclesiais têm como objetivo mostrar a caminhada das CEBs. Cada edição apresenta um tema específico, relacionando o trabalho das comunidades e a realidade da vida do povo. O primeiro encontro aconteceu em 1975, em Vitória (Espírito Santo), com o tema: "Uma Igreja que nasce do Povo pelo Espírito de Deus".

Cronologia
As CEBs nascem no Brasil e em toda a América Latina e Caribe impulsionadas pelo espírito do Vaticano II. Em Medellín (1968), elas são reconhecidas como "primeiro e fundamental núcleo eclesial, que deve, em seu próprio nível, responsabilizar-se pela riqueza e expansão da fé, como também pelo culto que é sua expressão. É ela, portanto, célula inicial de estruturação eclesial e foco de evangelização e atualmente fator primordial de promoção humana e desenvolvimento" (Medellín, 15. Pastoral de Conjunto, número 10). As CEBs são Igreja a partir da base. Buscam responder as questões vindas do cotidiano. São Igreja em nosso tempo. Por isso, muitas vezes, foram e são incompreendidas, como o próprio Jesus e as primeiras comunidades cristãs em seu tempo. Isto aconteceu e acontece com as CEBs do Brasil, quer do ponto de vista sociopolítico, como também do ponto de vista eclesial.

Histórico
Os Encontros Intereclesiais das CEBs mostram a caminhada das comunidades e seus temas mostram como elas se inserem na realidade da vida do povo. Revelam também a aquisição feita pelas Cebs, nestas últimas décadas.
Os temas dos encontros:
I - 1975 - Vitória-ES - Uma Igreja que nasce do Povo pelo Espírito de Deus.
II - 1976 - Vitória-ES - Igreja, Povo que caminha.
III - 1978 - João Pessoa-PB - Igreja, Povo que se liberta.
IV - 1981 - Itaici-Indaiatuba-SP - Igreja, Povo oprimido que se organiza para a libertação.
V - 1983 - Canindé-CE - Igreja, Povo unido, semente de uma nova sociedade.
VI - 1986 - Trindade-GO - Cebs, Povo de Deus em busca da Terra Prometida
VII - 1989 - Duque de Caxias-RJ - Cebs, Povo de Deus na América Latina a caminho da libertação.
VIII - 1992 - Santa Maria-RS - Cebs, Povo de Deus renascendo das culturas oprimidas.
IX - 1997 - São Luís-MA - Cebs, Vida e Esperança nas massas.
X - 2000 - Ilhéus-BA - Cebs, Povo de Deus, 2000 anos de caminhada.
XI - 2005 - Ipatinga-MG - Cebs, espiritualidade libertadora: Seguir Jesus
no compromisso com os excluídos.
XII - 2009 - Porto Velho - RO - CEBs: Ecologia e Missão

Sobre o encontro
Informações: http://www.cebs12.org.br
Secretariado para o 12º Intereclesial de CEB's
Rua Carlos Gomes, 964 - Centro.
CEP: 78.900-030 - Porto Velho - RO
CxPostal: 232
Telefone: (69) 3229-8162
E-mail: decimosegundointereclesialpvh@yahoo.com.br

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

4 × 5 =