Catequese Missionária, uma proposta do Ano Catequético

Zélia Maria Batista *

Estamos no Ano Catequético Nacional, preparando a 3ª Semana Brasileira de Catequese que acontecerá de 6 a 11 de outubro de 2009 em Itaici, SP, com o tema: "Iniciação à Vida Cristã". O Ano Catequético acontece num contexto de evangelização em que a Igreja é desafiada a propor o "primeiro anúncio" (querigma) do Evangelho. Pois os destinatários ou interlocutores de nossos trabalhos pastorais, os catequizandos, suas famílias, enfim, as comunidades não encontram-se mais numa estrutura de cristandade. Passa-se de uma fé herdada para uma opção pessoal e comunitária da fé.

O primeiro anúncio se refere à pessoa de Jesus Cristo e sua mensagem. O anúncio evangélico traduz-se de várias maneiras e se expressa como: história da salvação, plano de redenção, mistério pascal, revelação do Deus amor. A mensagem é o Reino de Deus, projeto anunciado por Jesus Cristo de um mundo reconciliado e fraterno, a realização dos valores que o coração humano deseja e sonha: a felicidade, a justiça, a paz, a verdade.

O anúncio do Reino vai além das fronteiras estabelecidas por um modelo de Igreja voltada para sua própria conservação e expansão, para assumir uma orientação missionária em que todo discípulo é missionário e se sente enviado ao coração do mundo para testemunhar e servir. Portanto, o anúncio está vinculado com o serviço, o testemunho. Aqui fazemos memória de Madre Tereza de Calcutá, cuja vida foi dedicada aos pobres da Índia, sem a intenção de convertê-los. A ela interessava simplesmente fazer-lhes viver uma experiência de amor autêntico.

O texto base do Ano Catequético inspirado na experiência dos discípulos de Emaús apresenta o itinerário, o caminho a ser percorrido pelo discípulo missionário, através do encontro com o Ressuscitado no caminho, na Palavra, na Eucaristia. Neste itinerário somos todos discípulos e aprendemos com as atitudes do Mestre. A primeira atitude de Jesus é aproximar-se. Não se apressa em anunciar a sua mensagem, pacientemente escuta, faz perguntas, para que os interlocutores se expressem livremente e desabafem. Não se arrisca começar a falar antes de conhecer as preocupações dos discípulos, pois os seus problemas são o ponto de partida da conversa.

Que as luzes surgidas a partir da reflexão do texto base possam despertar para a catequese da escuta, da aproximação e surjam propostas concretas para uma catequese missionária, capaz de propor um itinerário de fé, em que se prioriza a iniciação à vida cristã, capaz de formar cristãos adultos na fé conscientes de sua missão na Igreja e na sociedade.

* Ir. Zélia Maria Batista, CF. Assessora Nacional da Comissão para Animação Bíblico-Catequética

 

Deixe uma resposta

14 − seis =