Pentecostes: o nascimento da Igreja

Edson Menegazzi *

No pentecostes, coroa do ciclo da Páscoa, todos nascemos e renascemos continuamente. Nascemos para a vida no Espírito e renascemos par o projeto de Deus, procurando falar à linguagem do Espírito ao mundo de hoje a todos os povos.
O Espírito que sustentou a luta de Jesus para realizar o projeto de Deus é o mesmo Espírito que anima agora as lutas da comunidade cristã.

No Evangelho Jesus se apresenta no meio da comunidade e saúda os discípulos com o "Shalom" (a paz, a bonança e as bênçãos de Deus). É a mesma saudação de quando Jesus se despediu deles (Jo.14,27). Por sua morte e ressurreição, Ele se tornou o vencedor do mundo e da morte. E por isso pode comunicar a paz, a plenitude dos bens. É, portanto, a saudação do vencedor que ainda traz consigo em si os sinais da vitória nas mãos e no lado.

O Ressuscitado não pode ser anunciado apenas em seu aspecto glorioso. As cicatrizes são memória permanente das torturas sofridas.
Os discípulos estão de portas fechadas. São uma comunidade medrosa, pois ainda não possuem o Espírito de Jesus. O medo é um freio que lhes bloqueia a tarefa de testemunhar o Cristo ressuscitado. Jesus, presente na comunidade, transforma totalmente a situação, capacitando-os a ser os anunciadores da vitória de Jesus sobre os mecanismos de morte.

A reação da comunidade é a alegria e a certeza de que ninguém poderá impedir que o Reino se realize. A comunidade está pronta para a missão que receberam. O sopro de Jesus é sinal da nova criação e remete ao que Deus fez quando criou o ser humano. É sopro da nova vida. Aqui nasce a comunidade messiânica.

Os discípulos continuam a ação de Jesus, pois ele lhes confere a mesma missão. Pelo Espírito que dele recebem, tornam-se suas testemunhas perante o mundo.

Sobre esta missão podemos continuar essa reflexão lendo no Documento de Aparecida a partir do nº 161 e aprofundar a reflexão na vida paroquial e nos grupos de família sobre a nossa missão hoje de forma que aos poucos possamos atingir a todo o continente latino americano e além fronteiras.

* padre Edson Menegazzi, diocese de Cruz Alta, RS.
menegazzi3@hotmail.com

Fonte: www.diocesecruzalta.org.br

Deixe uma resposta

4 × 4 =