Nicarágua sediará encontro do Celam

Rádio Vaticano/Revista Missões

A Nicarágua sediará, de 11 a 16 de maio, a 32ª Reunião do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), que terá como tema central a "Missão Continental". A notícia foi divulgada, em coletiva de imprensa, pela presidência da Conferência Episcopal Nicaraguense.

Participarão do encontro cerca de 60 bispos de 22 conferências episcopais latino-americanas, além de representantes da Cúria Romana, como o prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Re.

Na coletiva de imprensa, o presidente dos bispos da Nicarágua, Dom Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Manágua, recordou que a Conferência de Aparecida, em 2007, deixou como tarefa à direção do CELAM, promover a chamada Missão Continental. Portanto, o encontro de Manágua servirá para avaliar como prossegue essa missão em todo o continente, para dar-lhe um novo impulso, com base nos informes apresentados pelos bispos sobre o tema.

A assembléia elegerá também o novo secretário-geral do CELAM, para um período de dois anos, que sucederá o atual secretário-geral, Dom Víctor Sánchez Espinosa, nomeado arcebispo de Puebla, México.

É a primeira vez que a Nicarágua sedia uma reunião de bispos latino-americanos. O evento ocorre num momento em que o país enfrenta o impacto da crise econômica mundial, outras crises de origem local e a ameaça da gripe suína.

O atual presidente do Celam é dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, nomeado na 31ª Assembléia Ordinária do Celam, realizada em Havana, Cuba, em 2007, para o período de 2007 a 2011.

 

Fonte: Rádio Vaticano/Revista Missões

Deixe uma resposta

dezessete − onze =