Mãe de Misericórida

Eurico dos Santos Veloso *

Certa noite, quando ainda menino, naquelas noites frias de maio, ouvi o sermão de um missionário que saudava Maria como a Janela do céu. Na ladainha a invocamos como Porta do Céu.

E ilustrava com uma história. Um jovem se entregara aos vícios e recusava-se a deixá-los. Cansado, o pai lhe disse que se voltasse ébrio, tarde da noite, não lhe abriria mais a porta. Naquela noite, à desoras, a mãe, diante da imagem de Virgem, rezava à luz da lamparina que, com luz tênue passava pelas frestas da janela.

O filho entendeu o que o amor de mãe imaginava. Bateu à janela que se abriu e as mãos acolhedoras daquela que lhe dera à luz o puxaram para dentro.

Maria é esta Mãe que sempre nos acolhe, apesar de nossos desmandos e pecados. Por isso São Bernardo, aclamando-a como Rainha, imediatamente, logo a seguir, a invoca como Mãe de Misericórdia e nossa Esperança, Vida e Doçura.

Vivemos realmente num vale de lágrimas, desde que nossos primeiros pais rebelaram-se contra o Criador.

São Paulo nos fala claro desta herança de que somente podemos sair pela fé, passando pela Porta do redil, que é Cristo, como São João nos relata nas palavras do Mestre no Evangelho que lemos neste tempo pascal.

E nesta travessia, o amor da Mãe Celeste nos ampara. É por Ela que Cristo Redentor nos veio. Ela é o canal, a Medianeira de todas as graças. Por Ela chegamos a Cristo.

Jesus estava em Caná, nas bodas a que tinha sido convidado com seus discípulos, narra o Evangelista João, que também lá estava. Via a agonia dos noivos, mas parecia não perceber. Sua Mãe, porém, a sentiu em seu coração. Não pediu, senão, colocou a angústia dos noivos no coração de seu Filho que não se comoveu: "Mulher, que tenho eu contigo. Ainda não chegou a minha hora" (Jo.2,4). Ela, porém, certa de que seria atendida, embora nada pedira e só manifestara a dificuldade dos noivos, abriu a "janela" de sua misericórdia e disse aos criados: "Fazei tudo o que Ele vos disser". E as talhas de água se transformaram em vinho...Este foi o primeiro sinal de Jesus, conclui o Evangelho.

Assim, para nos nós também. Ela sabe que andamos tresloucados neste mundo. Ela, com a santa mão, não deixa extinguir-se a Luz de nossa esperança.

E nas frestas dos momentos de lucidez que temos, apesar dos nossos pecados, vemos aquela luz e a desejamos. Batemos à janela do seu amor e somos acolhidos por suas mãos, seja nas dificuldades deste mundo, como aqueles noivos, seja nos caminhos da eternidade.

*Arcebispo emérito de Juiz de Fora, MG

Fonte: CNBB

 

Deixe uma resposta

19 + quatro =