Comunidades de Fé em Missão

Paulo Bazaglia *

As narrativas de aparição de Jesus ressuscitado são sempre episódios de missão. Aos discípulos que estavam trancados por medo, Jesus aparece e, mostrando mãos e lado com as marcas da crucifixão, identifica-se como o Filho ressuscitado: aquele que realizara a missão confiada pelo Pai, aquele que se entregara pelos outros até a morte de cruz, aquele que agora estava vivo na comunidade.

Vivo na comunidade, Jesus envia em missão, pondo-se no meio dos discípulos: ele é o centro da comunidade dos seguidores, e a certeza de sua presença enche os discípulos de alegria.

Ao aparecer, Jesus deseja a paz: a plenitude da vida e dos bens que permitem às pessoas viver na dignidade de filhas de Deus. E, ao desejar a paz, envia o Espírito Santo, soprando sobre os discípulos, repetindo o gesto de Deus ao criar o ser humano em Gênesis.

O envio do Espírito renova a criação, pois dá a cada um de nós a vida renovada segundo a ressurreição de Jesus. É o Espírito Santo enviado por Jesus que nos permite recordar hoje o que ele fez e disse e nos impulsiona, na fé, a continuar sua missão.

Felizes somos nós, que não vimos e cremos. Tomé, mesmo não tendo tocado em Jesus, precisou vê-lo para acreditar. Acreditar em Jesus é assumir a missão que ele nos confia. Missão de construir a paz, de construir comunidades onde se vença o medo, se viva o perdão e as pessoas sejam acolhidas e atuem como sujeitos de transformação.

Quem tem fé, de fato, não vive no medo e no fechamento. Fé é coragem e abertura, é alegria e missão. O Espírito do Ressuscitado abre portas e janelas, abre mentalidades e consciências e impulsiona à vivência comunitária da fé. Porque a fé não se vive sozinho: se para a família existe um lar, para a fé existe a comunidade. Em comunidade, vamos nos transformando e transformando o mundo, de acordo com a nova criação inaugurada por Jesus, de modo que ele continue sendo o centro de nossas comunidades e de nossas vidas.

*Escritor, articulista do Semanário Litúrgico O Domingo

Fonte: Paulus/O Domingo

 

Deixe uma resposta

dezoito − nove =