Colômbia: Comunicado para a opinião pública

.

A pastoral social do Vicariado Apostólico de São Vicente - Porto Leguizamo na Colômbia, diante da difícil situação de ordem pública que existe no município e, em geral, no norte do departamento do Caquetá, informa:

- Que em 16 de março de 2009 explodiu um artefato na estrada entre os municípios de Paujil e Montañita, quando passava uma patrulha policial das estradas com resultado de dois patrulheiros feridos; também a guerrilha das FARC queimou dois veículos do serviço público na estrada Florência - Curillo.

- Que em 18 de março alguns habitantes da localidade informaram existir uma forte presença de membros da FARC em casas da zona rural, perto do centro urbano de São Vicente; teria sido também limitada a movimentação de pessoas e veículos nas estradas secundárias em direção à estes setores do município.

- Que ao longo da semana foram conhecidos dois comunicados assinados pelo Estado Maior do Bloco Sul e pela Coluna Móvel Teófilo Forero das FARC, nos quais se solicita à população civil, às empresas de transporte de passageiros e de carga não saírem do centro da cidade por ter sido declarado uma greve armada desde o dia 16 de marco às 18h00, até nova ordem.

- Que na quinta, dia 19 de março, foi queimado um caminhão no km 17 da estrada entre os municípios de São Vicente do Caguán e Porto Rico; após tal fato, realizaram-se combates no km 21 da mesma estrada entre o exército e membros da Coluna Móvel Teófilo Forero das FARC.

- Que a circulação de veículos entre São Vicente e o resto do Estado diminuiu consideravelmente, assim como o fluxo rodoviário rumo às zonas rurais do município.

- Que alguns alimentos subiram de preço e outros estão em falta no centro urbano.

- Que no dia 20 de março de 2009, explodiu uma bomba no km 17 na estrada rumo a Neiva, no setor conhecido como "a Planada do Raio", zona rural do município de São Vicente.

- Que no mesmo dia, na estrada Cartagena do Chairá - Paujil, os carros públicos tiveram que voltar atrás devido à greve armada declarada pelas FARC.

Dada a crise humanitária gerada na região pela greve armada nos meses de março e abril do 2006, quando houve uma grande escassez de alimentos, combustível e remédios, etc.; e a perdas de vidas humanas (15 pessoas) pelos atentados das FARC- EP, fazemos um chamado desde a Igreja às organizações sociais, à sociedade civil, às autoridades competentes para que estejam atentas e dispostas a prestar ajuda humanitária se a região assim necessitar.

SEPAS.

São Vicente do Caguán, Colômbia, 20 de março de 2009.

Fonte: Revista Missões

 

Deixe uma resposta

20 − 3 =