CF 2009

Walmor Oliveira de Azevedo *

A Igreja Católica no Brasil promove, mais uma vez, a Campanha da Fraternidade. Neste ano de 2009 o tema versa sobre a "Fraternidade e a Segurança Pública". A promoção da Campanha da Fraternidade, ultrapassados 40 anos desta prática, é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, convocando as comunidades de fé e congregando, em mutirão e cooperação, diferentes segmentos da sociedade brasileira em torno de uma questão da mais alta importância para a vida de todos. A Igreja pretende, pois, com esta Campanha, debater sobre a segurança pública com a finalidade de contribuir, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, fonte inesgotável de valores e princípios, para que a sociedade avance no compromisso e na promoção da cultura da paz. Uma cultura da paz fundamentada e comprometida com a justiça social. A Igreja, pois, com sua ação evangelizadora, adentra em questões complexas que estão configurando as feições da sociedade brasileira contemporânea. Injustiças e violências estão grassando por todo lado na terra de Santa Cruz. A sociedade se torna cada vez mais um palco de inseguranças, gerando um sério comprometimento na convivência humana.

É preciso reverter este quadro. É uma aposta que não pode ser, absolutamente, descartada. Pelo contrário, é preciso enraizar as motivações e produzir lucidez gerando convicções para que um novo cenário seja desenhado como pano de fundo para a sociedade. Esta aposta numa reversão deste quadro complexo que se apresenta hoje não se conseguirá apenas com reformas paliativas, escondendo no seu bojo os interesses cartoriais de grupos e a desonestidade de tantos manipulando legislações, devorando os bens dos pobres e criando cercas para delimitar campos de defesas para as minorias privilegiadas. A revolução que o cenário violento e injusto posta na sociedade brasileira só poderá ter reversões substantivas na medida em que o ponto de partida for uma referência ética e moral. O Evangelho de Jesus Cristo é esta referência. Supõe sua escuta atenta e humilde.

A Campanha da Fraternidade, então, é promovida durante o tempo quaresmal para que o apelo à conversão, convite próprio e especial deste tempo, abra os ouvidos e o coração de todos para melhor enxergar os desafios múltiplos e complexos da realidade. Não basta apenas discorrer, analisar e explicar acerca da violência que amedronta na vida da sociedade. Nem também é qualificado lamentar a respeito de situações e acontecimentos. É preciso promover uma sensibilização produtora de gestos concretos e comprometimentos mais efetivos no coração e na vida das pessoas, levando-as a reconhecer a violência na sua realidade pessoal e social. A consideração das configurações estruturais e conjunturais da violência não dispensa o confronto de cada pessoa com sua própria responsabilidade. Ora, o problema da violência e a promoção da cultura da paz dependem e exigem uma postura própria de cada pessoa.

Esta dimensão de comprometimento pessoal se desdobra na direção do compromisso de denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas. Este âmbito, é uma convicção social, é um lamaçal terrível. Assim como noutros âmbitos importantes, a Igreja propõe, pela força do Evangelho e de seu compromisso ético, fortalecer a ação educativa e evangelizadora para alavancar a promoção e a cultura da paz. Ora, é preciso crescer na conscientização acerca da negação de direitos como causa de violência. A superação da violência é, pois, uma tarefa prioritária na sociedade brasileira. Esta tarefa não será realizada e suas metas não serão alcançadas sem o comprometimento efetivo de todos os segmentos da sociedade brasileira. Bem assim, não se mantém num ritmo adequado às exigências e demandas faltando uma iluminação ética incidente e interpeladora.

Esta iluminação ética a Igreja Católica tem como oferta, depositária que é do mandato do seu Senhor para o anúncio do Evangelho. Se é verdade que a segurança pública é dever do Estado, também é direito e responsabilidade de todos. Todas as pessoas aspiram por segurança e estão preocupadas com o problema da falta de segurança pública manifestada na violência no trânsito, no tráfico de drogas, nos cárceres, no tráfico de armas e de pessoas, nas desigualdades sociais, na miséria e na fome, na corrupção. Ao promover a Campanha da Fraternidade 2009 a Igreja Católica se engaja e trabalha para convencer a sociedade inteira acerca da convicção de que a cultura da paz é o maior patrimônio de uma sociedade e que sua conquista não depende apenas e não se resume em discursos ou mesmo só em conjunto de propostas. Na verdade, é um investimento maciço numa mentalidade que determine e modifique o modo de pensar e agir das pessoas. Na verdade, é uma cultura. Este é o compromisso de uma Igreja perita em humanidade!

* Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte - MG.

Fonte: CNBB

Deixe uma resposta

3 + 11 =